AMERICAS

Rússia: Putin ao poder novamente?

De acordo com as últimas pesquisas do atual presidente russo teria uma favorabilidade de dois terços dos eleitores

Rússia: Putin ao poder novamente?

Com uma imagem difusa, mas aparentemente o perfil da quarta homologação presidencial de Vladimir Putin, o território russo se prepara para o dia da eleição no domingo, com a promessa da Comissão Eleitoral Central (CEC), que será um dia livre, negando as acusações, dizendo que o Kremlin ordenou uma elevada afluência de legitimar a re-eleição do atual presidente.

Leer en español: Rusia: ¿Putin de nuevo al poder?

É de salientar que, apesar da presença de dois candidatos enfrentam Putin nesta corrida, Pavel Grudinin, milionário empresário campeão da Comunista e Lenin; Ksenia Sobchak, jornalista e opositor dos quais há dúvidas sobre sua distância do Kremlin, de acordo com uma pesquisa divulgada domingo pelo Centro para o Estudo da Opinião Pública (VTsIOM), dois terços dos eleitores têm o atual chefe de Estado como sua principal escolha.

Não é um aspecto que tem sido um fator-chave para esta eleição e está ligada a alegações de fraude pela oposição e algumas organizações internacionais, este lla Pamfilova, presidente da Comissão Eleitoral Central, disse em uma conferência de imprensa para a mídia estrangeira dizendo que “o Ocidente não pode reconhecer ou eleições presidenciais, mas o importante é que o nosso povo reconhecer”.

Read in english: Russia: Putin back to power?

Em adição, ela disse que algumas melhorias foram feitas no processo eleitoral para garantir uma maior transparência do mesmo, incluindo a instalação de câmeras em 80% das escolas que vão votar o eleitorado, ou seja, 90 milhões dos 110 chamados o processo de votação , deixando assim fraude “totalmente” rejeitado. O presidente do órgão eleitoral também destacou “o método que criaram não tem análogos no mundo. Não há áreas em preto ou cinza nas escolas. Praticamente, o fator humano é excluído. Não pode ser provocações, por isso devemos estar preparados por quaisquer acidentes”.

Apenas o que eles estão olhando para com estas medidas é para evitar manifestações de rua e protestos contra a fraude, a partir de 2011, os mais fortes protestos do governo desde a dissolução da URSS.

Pamfilova também disse que nunca tinha sido tão fácil para votar, porque eles podem fazê-lo de qualquer lugar, mesmo sem lugar de empoderamento e para atender aos requisitos será mínimo. Por sua vez, sublinhou que quem não participa no processo eleitoral, será para “preguiça”, mesmo fazendo um apelo para votar e não ser “preguiçoso”.

Outra dúvida presente no processo é o número de participantes neste sentido, a cabeça do corpo eleitoral, ele explicou que não é nenhum mínimo para as eleições para ser considerado válido e negou qualquer pressão do Kremlin para a CEC ter um alto participação para “inflar” o número de votantes e não deixar nenhuma dúvida de que a vitória de Putin.

Em relação a questões sobre o futuro constitucional da Rússia, Putin assegurou ao canal NBC que não vai fazer nenhuma mudança, ao contrário do Xi Jinping, que após a reforma aprovada domingo pelo Legislativo chinês pode permanecer no poder depois de 2023. Este estabelece dúvida sobre o que vai acontecer com a presidência da Rússia em 2024, quando o seu líder tem potenciais 71 anos.

 

Latin American Post | Julio Abella

Traduzido de “Rusia: ¿Putin de nuevo al poder?”

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button