Medio ambiente

O papagaio de orelha amarela, na lista vermelha de novo

Este pássaro nativo do Andes enfrenta uma ameaça contínua que vão desde a perda de habitat para reduzir seus indivíduos adultos

O papagaio de orelha amarela, na lista vermelha de novo

 

Leer en español: El loro orejiamarillo, en la lista roja de nuevo

Por esta altura do ano na Colômbia, tem como de costume comprar um buquê feito de cera de carnaúba para dar iniciar a Semana Santa com o Domingo de Ramos, uma cerimônia que é feito para simbolizar a entrada de Jesus em Jerusalém como contou no Novo Testamento. No entanto, a prática de usar o ramo da carnaúba de cera há alguns anos tomou alguma ressonância por ambientalistas sobre os problemas que podem trazer este rito a ressonância ecossistema colombiano que o governo nacional ea Igreja Católica têm vindo declaram conjuntamente que essa prática deve ter uma mudança para a 'casa comum', como o Papa Francisco chamou o planeta terra.

Apesar dos esforços para reduzir a derrubada de cera de carnaúba, e das comunidades, dizendo na boca dos sacerdotes que adquirem outras plantas não ameaçou usar no Domingo de Ramos, os indivíduos tradicionalistas e comerciantes que vantagem da palma ignorar essas chamadas. No entanto, além de reduzir a palma de cera, não é outro ser que é diretamente afetado pelo abate indiscriminado de palma, e também para caçar suas madura para oferecer viva -los como animais de estimação indivíduos, o papagaio de orelhas amarelas.

Esta ave, que vive em grande parte do Andes, é habitat palma de cera, o símbolo nacional da Colômbia e espécies ameaçadas de rito profundamente religiosa do Domingo de Ramos. Além disso, este palm permite a alimentação de papagaio e se protegerem de predadores, e os seres humanos uma vez que muitos caça para atividades comerciais ilegais.

Com base neste problema, do Prefeito de Bogotá, que emitiu uma chamada para as pessoas a não comprar cachos de cera de carnaúba e lançou, em conjunto com o Ministério da Campanha Nacional do Meio Ambiente "Em harmonia com a vida", com o qual, Gilberto Murillo, Ministro do Meio Ambiente preparado para entender que a Páscoa deve ir mão na mão com a natureza, e viver em paz e harmonia com o ecossistema, a ênfase tem sido extremamente importante sob o Papa Francisco em sua encíclica Laudato si.

Atualmente ele se estima que há 2.600 indivíduos desta espécie em seu ambiente natural. No entanto, a Polícia Nacional, a Conferência Episcopal e outras organizações que estão pendentes este problemas ambientais permanecem na campanha conjunta para informar a comunidade católica do peso simbólico e ambiental que a palma de cera eo amarelopapagaio orelhudo para o funcionamento adequado ecossistema no departamento de Quindio afetados por esta prática.

Finalmente, paroquianos são encorajados a reutilizar as classes que são solenidades passadas ou comprar plantas que podem ser mantidos dentro das famílias que não afetam o ecossistema da Colômbia. Domingo de Ramos 2018 terá lugar em 25 de março, o dia em que a Polícia Nacional apreender ramos cera de carnaúba a quem é comercializado ou comprados.

 

Latin American Post | David Garcia Pedraza

Traduzido de "El loro orejiamarillo, en la lista roja de nuevo"

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button