Viva o Carnaval do Rio!
Conheça a história de um dos maiores espetáculos de dança e música que ocorre no Brasil
O Carnaval do Rio, anunciado como "o maior show na Terra", é realizada todos os anos. Este ano, ocorre de 9 a 14 de fevereiro nas ruas do Rio de Janeiro, Brasil. É um show com música, dança, performance, feitas pelas melhores escolas de samba, e figurinos extravagantes.
A alegria do carnaval é sentida em cada bairro, cada rua e nas praias. Certamente é conhecido para o mundo pelas suas paradas esplêndidas, cujo centro se encontra principalmente no Sambadrome, uma estrutura de betão com as posições de exibição em ambos lados ao longo da faixa de 700 MT, instalado na Rua Marquês de Sapucaí. Seis desfiles são realizados pelas escolas de samba que competem para o título de campeão com a apresentação de espectáculos criados a partir do zero; ou seja, música original e coreografia com trajes e carros alegóricos deslumbrantes, como os visitantes esperam.
Você também pode desfrutar das maravilhas do Rio de Janeiro na companhia da família e amigos, como a bela praia de Copacabana ou a praia de Ipanema, com uma atmosfera familiar, porque à noite é transformado em um campo de futebol.
Como nasceu o Carnaval do Rio?
Segundo a história, carnavais foram realizadas para a primeira vez na Itália. Era uma festa a fantasia, que se espalhou para a França, onde as danças e alimentos eram um dos prazeres para ser cumpridos antes da Quaresma, um período de abstinência de álcool e carne.
No Brasil esta tradição veio das mãos dos portugueses, por causa do comércio de escravos que trouxeram povos africanos de diferentes etnias e tiveram a tradição de desfilar pelas ruas para afastar os maus espíritos e purificar o negativo ar. Era habitual fazer máscaras e fantasias de pedras, ossos, penas, gramíneas, entre outros elementos naturais.
O samba, dança e género musical símbolo do Carnaval do Rio, tem suas raízes na África Ocidental e Angola. No fim da escravidão, alguns ex-escravos mudou-se para o centro do Rio e reuniu-se em lugares como a Cidade Nova e Praça Once para jogar sua música. Depois, eles se estabeleceram como as primeiras escolas de samba do Rio.
Na década de 1920 o Samba se tornou mais popular, o que levou à criação de parcerias. Em seguida, se realizaram competições das escolas de samba, que até agora estão presentes no Sambódromo, construído em 1984 pelo governo de então.
O último dia de Carnaval
Muitos eventos são realizados em torno do Carnaval do Rio. Sem dúvida, o samba prevalece nesta celebração, onde centenas de dançarinos e milhões de visitantes locais e estrangeiros se reúnem. Se você está no Rio, assim poderá comemorar o fim do Carnaval:
- 9:00 am – Monobloco ser apresentado no Flamengo
- 18:00 hs – Será apresentado Boka Foam Rua Marquês de Olinda, entre a Rua Bambina e Muniz Barreto, Botafogo
Latin American Post | Luisa Fernanda Tellez Boada
Traduzido de "¡Viva el Carnaval de Río!"