Lula para a prisão: o que significa para o Brasil?
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, o presidente brasileiro não será executado nas próximas eleições e por isso o Brasil entra numa situação de alta tensão
Leer en español: Lula a la cárcel: ¿qué significa para Brasil?
Na quarta-feira, 4 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu rejeitar a petição de habeas corpus impetrado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para não ser preso. Juiz Federal Sergio Moro emitiu a quinta-feira seguinte a decisão do mandado de prisão contra o presidente brasileiro, que tem até sexta-feira 06 de abril às 5 da tarde, hora local a entregar à justiça.
Leja em português: Brazil: Lula in jail and the country in trouble?
A decisão do tribunal foi deliberada por mais de dez horas em um resultado bastante apertado, 6 votos a 5, o tribunal confirmou a interpretação de 2016 segundo a qual pessoas condenadas em uma segunda instância da justiça deve servir sua sentença. Lembre-se que Lula foi condenado a 12 anos e um mês pelo escândalo de corrupção pela companhia petrolífera estatal Petrobras. Com esta decisão judicial Lula da Silva pode apelar, mas deve fazê-lo da prisão.
Enquanto o fracasso da primeira situação STF é complicado, isso não implica que cumprir integralmente com os 12 anos de prisão. Na verdade, mesmo que tem três caminhos que podem culminar na liberação do ex-presidente:
- Enviar novos pedidos de habeas corpus: o apelo de Lula era de uma natureza preventiva com a qual procurou para evitar a prisão. Sob a lei federal no Brasil, não é nenhum limite para apresentação desses pedidos. No entanto, as chances de sucesso tendem a diminuir, diz o advogado Flavia Rahal, um professor de Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.
- A convicção é derrubada por um tribunal superior: Lula pode apelar a sentença para os tribunais superiores, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e ao mesmo STF. Estes tribunais teria que vir para discutir se o processo foi conduzido dentro da lei. A advogada Rahal diz que esses apelos tendem a ser adiada.
- O STF pode mudar sua posição sobre a prisão depois de convicções sobre o recurso, mas não seria um evento exclusivo para o presidente, mas pode ser uma avaliação da jurisprudência que afetam todos os prisioneiros.
Gaspard Estrada, diretor do Observatório Político da América Latina na Sciences Po, disse que com esta decisão do Partido dos Trabalhadores PT, ficar sem a figura de Lula antes das eleições presidenciais de outubro. Estrada para o impacto do julgamento contra o ex afeta a política do país e ameaça a estabilidade.
“Isto irá criar um vácuo político em uma grande parte do eleitorado brasileiro, que planejado para votar o homem que presidiu ao longo do seu país entre 2003 e 2010. Isso é uma violência histórica. Para preencher esse vazio, há duas possibilidades: a primeira é que o Partido dos Trabalhadores escolheu outro candidato, que poderia ser o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ex-governador do estado da Bahia, Jacques Wagner. Mas ambos os candidatos não excedam 5% do voto”, disse Estrada e vê o Brasil nas próximas semanas estará em uma atmosfera tensa, especialmente quando o presidente está na cadeia. Este especialista diz que, sem dúvida, pode tornar-se uma situação de violência no país.
O Partido dos Trabalhadores também tem uma segunda opção para enfrentar eleições presidenciais, mas é improvável que aconteça, uma vez que a alternativa é para apoiar o candidato de outro partido. Embora esta opção é estranho, “não está longe – buscado se se considera que as eleições em seis meses e já é certo que o Presidente não pode ser parte disso.”
Latin American Post | Carlos Eduardo Gómez Avella
Traduzido de “Lula a la cárcel: ¿qué significa para Brasil?”