Países da América se comprometem a eliminar o roaming
A eliminação de itinerância iria ser a eliminação de taxas de utilização adicionais para chamar, navegar na internet ou enviar mensagens para qualquer um dos países signatários
Leer en español: Países de América se comprometen a eliminar el roaming
No âmbito da Assembleia VII do Inter–americanos de Telecomunicações (CITEL), que teve lugar de 13-15 março de 2018 Buenos Aires, Argentina, autoridades dos países da região estabelecidos na Declaração de Buenos Aires o compromisso de avançar na eliminação de taxas de utilização adicionais para roaming quando viajam na América Latina.
O acordo em questão foi assinado por delegados de Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Trinidad e Tobago, e Uruguai.
Este é o resultado de uma iniciativa que tem vindo a promover desde o ano passado e baseia-se no caso da União Europeia, onde este custo em 2017 foi eliminado devido aos usuários móveis constantes de um país para e outras queixas sobre os custos representam clientes. Isso encorajou os países europeus no uso de telecomunicações e maiores lucros para as empresas de crescimento de diferentes serviços.
Agora, além da boa vontade dos governos signatários deve ser chamado a partir desta operadores acordo para avançar para a eliminação de itinerância, as coisas suaves para colocar em sIGNORE INTOnia os seus sistemas e, assim, incentivar os clientes. Por enquanto, uma agenda é desconhecido para avançar nessa direção.
No outro lado, na VII Assembleia foi definido Presidente da Comissão Executiva Permanente da CITEL para o período 2018-2022, que foi tomado sobre por Argentina, liderada pelo presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ENACOM), Miguel De Godoy.
Em este respeito, a partir ENACOM, De Godoy disse que o acordo “significa que estamos a reforçar este nível regional deve responder aos desafios colocados pelo desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicações”.
Da mesma forma, os governos comprometeram-se a:
- Promover a implantação de infra-estrutura e desenvolvimento de serviços de telecomunicações.
- Incentivar a inovação tecnológica contínua.
- Incentivar marcos regulatórios que estimulem a busca de investimento para melhorar a qualidade e diversidade de serviços.
- Promover ações regionais de Inclusão Digital no fim de diminuir o fosso digital.
- Promover o desenvolvimento de um mercado regional digitais tornando-o mais fácil para as pessoas e empresas comerciais através de infra-estrutura segura e confiável e serviços digitais.
- Fortalecer a segurança cibernética, proteção de dados, utilização segura e responsável das TIC e protecção das crianças online.
De curso, para fazer isso, os países latino-americanos não devem apenas aumentar o investimento em infra-estrutura, mas também cuidar de suas economias domésticas. Contra uma crise nacional ou regional, um dos primeiros serviços que sofre é o de telecomunicações.
Latin American Post | Maria Alejandra Triviño
Traduzido de “Países de América se comprometen a eliminar el roaming”