Futebol: A crise crescente de São Paulo
O clube popular no Brasil está experimentando uma crise aguda desde 2015 e os fãs não podem suportar uma única campanha sobre falhas
São Paulo FC é um dos clubes sul-americanos mais reconhecidos em todo o mundo, em parte porque ele é o clube brasileiro com mais títulos internacionais obtidos e que tem sido o berço de grandes ídolos do amarela verde como Kaká e Miranda. A história do Tricolor Paulista é imenso; No entanto, o clube está a atravessar uma crise que minou as primeiras posições do futebol brasileiro.
O último título da Primeira Divisão de São Paulo foi em 2008. Em 2014, a equipe ganhou sua última participação destacada, sendo vicecampeão do Brasil. A partir desta temporada, o clube entrou em uma pirueta, como sua desorganização institucional levou a fazer campanhas embaraçosas, mesmo vai ser na zona de rebaixamento.
Início da crise
O clube tinha conseguido boas temporadas em 2013 e 2014 para alcançar as semifinais da Copa Sul-Americana em ambos os anos e ser vicecampeão de Brasil em 2014. No entanto, a temporada de 2015 foi o início do declínio. Naquele ano, Carlos Augusto Barros e Silva, mais conhecido como `Leco', tornou-se presidente do clube, e desde então a instituição sofreu instabilidade em todas as áreas do clube.
Crise financeira e rotação de técnicos
A crise financeira e má gestão dos gestores é um problema enorme para o clube, que tentou a esconder seu mau equilíbrio econômico. "Eu não significa que você mentiu para mim (gerente), mas também me contou sobre uma situação econômica tão delicada no clube. Eu não sabia. Eu estava não se engane, mas também não foi dito. Eu não acho que o problema econômico era tão grande…" disse Juan Carlos Osorio, técnico da Colômbia que tomou posse em São Paulo a partir de maio de 2015 e outubro do mesmo ano.
As campanhas ruins assumiu o clube, a queima constante de técnicos não forneceu um estilo próprio de jogo, a crise financeira aprofundou seu clube e a equipe estava prestes a descer. Desde 2015, o clube teve seis técnicos, além de três estagiários, e nenhum deles chegou a dirigir então se você quiser um ano inteiro.
Campanhas desportivas ao esquecimento
Apesar de complicações financeiras, São Paulo, fiel à sua história e hierarquia internacional, conseguiu chegar às semifinais da Copa Libertadores em 2016. No entanto, em 2017 confirmou que a crise tinha chegado a tocar as fibras do clube: foi eliminada na primeira fase da Copa Sul-Americana nas mãos do modesto Argentina Defesa e Justiça, um embaraço completo para o Tricolor Paulista.
No campeonato nacional, a situação foi semelhante. Em 2016 e 2017, a equipe teve campanhas discretas em que ele conseguiu para escapar de rebaixamento com apenas nove sete pontos de diferença, respectivamente.
Atualmente, o clube teve uma participação discreta no Campeonato Paulista. Localizado no Grupo B, São Paulo alcançou uma produção modesta de cinco vitórias, igual número de derrotas e dois empates, o que permitiu-lhe para avançar para as quartas de final do campeonato. Infelizmente, o nível de jogo da equipe é muito baixa. As directivas abrangidas por este clube empobrecida demitiu o técnico brasileiro Dorival Júnior e nomeou em seu lugar uruguaio Diego Aguirre, 52.
Os torcedores também disse que, desde o último 11 mar uma marcha com caixões e cruza para dar uma atmosfera de cortejo fúnebre para o estádio da equipe, o Morumbi. "São Paulo na UTI", "corrupção" e "Out Leco" foram alguns dos sinais de que os fãs usado para mostrar o seu descontentamento com a gestão política prejudicial e mau desempenho.
São Paulo está enfrentando um período de crise e de incerteza que desafia sua história. Embora muitos afirmam que o clube não está em uma posição para lutar ao lado em 12 de abril vai começar a sua participação na Copa Sul-Americana contra o Rosario Central da Argentina. A poucos dias depois, a equipe vai começar a sua aventura no Brasileirão contra o Paraná. O Tricolor Paulista devem tomar decisões decisivas para afastar a crise institucional, econômica e esporte que leva sangrando o clube por mais de 3 anos.
Latin American Post | Javier Aldana
Traduzido de "Fútbol: La agobiante crisis del São Paulo"