Medio ambiente

A imagem escura da biodiversidade na América Latina

Um relatório em Medellín concluiu que a riqueza natural da região está ameaçada pela exploração

A imagem escura da biodiversidade na América Latina

Leer en español: El oscuro panorama de la biodiversidad en Latinoamérica

No final de março, ele apareceu em Medellín, na Colômbia, um relatório da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES) sobre a situação da biodiversidade no mundo. As regiões estudadas foram:

  • Europa e Ásia Central
  • América
  • Ásia-Pacífico
  • África

Os resultados em todos os quatro casos foram preocupante, a pegada humana sobre a biodiversidade será devastador em 2050, que pode ser equiparado a uma era de extinção que só pode ser comparado com o que ocorreu 65 milhões de anos atrás. No caso da América Latina, o relatório estima que 15% da biodiversidade perdida, um número alarmante, considerando o grande número de espécies ameaçadas. O relatório menciona que a região já perdeu 31% de suas espécies desde a colonização ea figura vai aumentar se você continuar com a exploração excessiva de seus recursos, salientando que o ritmo que leva na América Latina é maior do que recebe outras regiões do mundo.

Ásia-Pacífico afirmou que até 2050 90% dos corais poderia ser prejudicada, assim como todos os peixes para consumo humano, figuras nada encorajadores para a região do mundo mais populosa. No relato de caso Africano apresenta figuras horizonte 2100, garantindo que no ritmo atual a África será executado metade de suas espécies de aves e mamíferos, com uma grande crecimiendo população que fará com que os recursos são insuficientes.

Quais são as causas?

Jake Arroz, diretor do IPBES para as Américas mencionado que a América Latina excede a capacidade da natureza, a exploração excessiva ameaça a recuperação natural dos ecossistemas. Natureza como um negócio afeta diretamente a biodiversidade, registrando em florestas em toda a região, a caça destinada para o mercado negro e a superexploração de peixes alimentos que não é sustentável a longo prazo ter causado estresse para o planeta que está se tornando irreversível.

Fundo, o problema é a mudança climática causada por atividades humanas, um círculo vicioso que não tenha sido realizada há décadas: a pegada de água, explosão populacional, a exploração excessiva dos recursos, a poluição, o consumismo que gera desperdício de alimentos, obsolescência planejada, entre outros fenômenos que criam uma atmosfera ideal para os impactos das mudanças climáticas no planeta. Várias cidades estão ameaçadas pela elevação do nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, flora e fauna é ameaçada significativamente.

IPBES é uma instituição que surge a partir da iniciativa das Nações Unidas e está sediada em Bonn, Alemanha. O trabalho da IPBES é repaldado por 550 cientistas de mais de 120 países, que são especialistas em questões ambientais e que contribuíram com o seu trabalho para o relatório, como bem como os governos de todas as regiões, que devem ter em conta os resultados e realizar medidas para evitar que o relatório se torne numa profecia. A poucos dias da morte do último rinoceronte branco do sexo masculino no mundo foi anunciado, a ciência é uma tentativa para salvar a espécie, mas nada é certo e ameaçadas de rinoceronte existem centenas de espécies que estão no mesmo caminho. América Latina não deve estar disposto a dar-se a perder uma espécie de sua enorme biodiversidade.

 

Latin American Post | Luis Liborio

Traduzido de "El oscuro panorama de la biodiversidad en Latinoamérica"

 

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button