Adidas vs Nike em Rússia 2018: Quem será o campeão do mundo?
Enquanto Adidas vai equipar 12 das 32 equipes participantes da Copa do Mundo, os sapatos favoritos dos cracks parecem ser os de Nike
Leer en español: Adidas vs Nike en Rusia 2018: ¿Quién será el campeón mundial?
No Mundial Rússia 2018 não só os jogadores jogam, também as marcas esportivas. Com o evento realizado a cada 4 anos, as empresas líderes em mundo dos esportes gastam milhões de dólares para vestir as estrelas em cada uma das 32 equipes. Historicamente, a Adidas tem dominado mercado do futebol mundial, não em vão é um membro da Fifa eo fabricante oficial bola do México 70, que este ano é chamado Telstar 18.
No entanto, a Nike, empresa norte-americana, ano após ano tem vindo a ganhar terreno, para o ponto de quase competir em igualdade de condições com Adidas.
Para esta Copa do Mundo, a batalha das equipes é ligeiramente dominada por Adidas, que vai equipar 12 das 32 equipes participantes do torneio. Estes são Alemanha, Espanha, Argentina, Colômbia, México, Rússia, Egito, Marrocos, Irã, Suécia, Bélgica e Japão.
Por outro lado, a Nike não está tão longe, pois é a encarregada de vestir 10 equipas nacionais: Arábia Saudita, Portugal, França, Austrália, Croácia, Nigéria, Brasil, Coreia do Sul, Inglaterra e Polónia.
Outra principais marcas de esporto, mas com pouca presença no futebol é Puma, que vestirá Uruguai, Suíça e Sérvia. Umbro vai fazer o mesmo com o Peru e New Balance será o vestido de Costa Rica e Panamá.
No entanto, não é um mercado em que Nike supera a Adidas e que terá um grande impacto na Rússia de 2018: o mercado de sapatos. De acordo com projeções da PR Marketing, mais da metade dos jogadores globais usará em seus pés a marca americana, começando com Cristiano Ronaldo, que estará ao lado de Messi (Adidas), a estrela do torneio.
Outros jogadores que irão utilizar o logotipo da Nike em seus pés são: Courtois, Hazard, Neymar (em dúvida devido a lesão), Luka Modric, Mario Götze, Sami Khedira, Thiago Silva, Marquinhos, Willian, Paulinho, Dani Alves, Raphael Varane, Edinson Cavani, Paolo Guerrero e Robert Lewandowski.
Por outro lado, se acham jogadores do tamanho de Luis Suarez, Thomas Muller, Karim Benzema, Paul Pogba, James Rodriguez, Angel di Maria, Toni Kroos, entre outros.
Mesmo que a marca americana terá sobre o gramado mais jogadores usam suas botas, vitória continua a ser para os alemães, que não só usam mais escolhas, mas também carimbou seu logotipo sobre a bola oficial, algo que ele fez desde 1970, e ele irá também chamar-se todas as roupas dos árbitros que vão viajar para a Rússia.
No entanto, o marketing tem evoluído, e cada dia as marcas estão criando novas estratégias para obter a maioria de vendas, tomando vantagem de um grande evento como a Copa do Mundo. Neste caso, a batalha das marcas vai ser jogada não só em roupas e sapatos. A comercialização exigente é a tendência atual no futebol, que é obter contratos individuais com os atletas que usam roupas de seu rival. Essa é a estratégia que tanto Nike e Adidas se aplicam, e sem dúvida vai estar presente na Rússia 2018.
Latin American Post | José Leonardo Olavarria Ver
Traduzido de "Adidas vs Nike en Rusia 2018: ¿Quién será el campeón mundial?"